5 principais sintomas do Alzheimer
O mal de Alzheimer é uma doença bastante conhecida por provocar uma deterioração de diversas funções da mente humana, de forma lenta, progressiva e até o momento irreversível.
Algumas das características mais comuns de quem está desenvolvendo Alzheimer são a perda de memória, perda de atenção e de concentração, perda da capacidade de comunicar-se falando ou processando, confusos, entre outras. Entretanto, é importante ressaltar que um único sintoma não indica necessariamente que uma pessoa está desenvolvendo Alzheimer ou demência.
1- Julgamento debilitado
Quem tem Alzheimer costuma tomar decisões precipitadas ou inadequadas em determinadas condições. Se vestir inadequadamente, por exemplo, ou é irresponsável em hipóteses que podem-se-la-em risco como atravessar uma avenida movimentada com o sinal aberto. Logicamente, a situação de atravessar a avenida movimentada dessa forma já demonstração um estágio mais avançado da doença, pois mostra que a capacidade de julgamento dela já não existe mais.
2- Dificuldade em realizar tarefas comuns
tarefas comuns se tornam cada vez mais difíceis e levam cada vez mais tempo para serem concluídas por quem possui Alzheimer. Um contador, por exemplo, levaria poderia sérias dificuldades para fazer contas simples de um cliente ou um cozinheiro não conseguiria fritar um ovo rapidamente.
3- A desorientação no tempo e no espaço
Perceber o tempo e o espaço é uma tarefa relativamente simples para quem está bem de saúde, mas não para quem tem Alzheimer. É extremamente fácil que um paciente se perca na rua, especialmente nos casos mais avançados da doença, nos quais o paciente sequer se lembra do local onde vive. Eles também costumam perder a noção de datas especiais, estações do ano e não entendem mais a passagem do tempo, por exemplo.
4- Dificuldade em comunicar
Como recurso de comunicação são bastante reduzidas à medida que a doença vai avançando. O paciente pode ter dificuldades gigantescas em encontrar palavras corretas para uma frase e começa a chamar todas as pessoas em seu círculo de amizade por outros nomes - às vezes até nomes aleatórios -, inventar novas palavras, entre outras coisas.
5- O discurso repetitivo
Repetir frequentemente palavras, frases e perguntas é uma característica bastante conhecida do Alzheimer. Isso acontece em estágios iniciais da doença também e, até por isso, é reconhecido como um dos principais sintomas do paciente com a síndrome.