Alimentação Saudável para idosos: quais as principais recomendações
Para cada idoso há um ritmo de envelhecimento. Isso é bastante claro quando fazemos uma comparação entre duas pessoas que possuem a mesma idade em anos, mas não na aparência: um parece estar mais jovem ou em melhores condições físicas e mentais que o outro. Isso faz parte do ciclo natural da vida.
No entanto, é possível estabelecer rotinas saudáveis de vida que trazem benefícios para a saúde no longo prazo. Além disso, também pode-se pensar neste tipo de rotina mesmo nas idades mais avançadas. Isso mostra a importância de se conhecer mais sobre esse tema.
Quais as orientações para favorecer uma alimentação saudável para a pessoa idosa?
Uma das primeiras coisas a serem consideradas na hora de pensar na alimentação saudável para uma pessoa idosa é a necessidade de tornar o ambiente da cozinha e do local de refeições no mais adequado e agradável possível para conferir maior conforto, segurança e autonomia no dia a dia das pessoas idosas. Essa consideração, na verdade, é válida para todas as idades, mas para idosos é ainda mais necessária, pois representa uma medida com impacto extremamente positivo na autoestima, no preparo das refeições e no estabelecimento do prazer à mesa.
Também são necessários alguns cuidados na compra dos alimentos. Eles precisam ser de boa procedência, com características próprias nos aspectos de aparência, cor, cheiro e textura. Além disso, precisam estar dentro do prazo de validade, com embalagens não danificadas, sem sinais de degelo, como cristais de gelo ou água dentro da embalagem (para produtos congelados obviamente) e precisam ser armazenados em temperaturas adequadas: entre 0°C e 5°C para alimentos refrigerados e inferior a -18°C para os congelados.