7 dicas para um idoso viajante
A terceira idade atualmente já evoluiu muito no que se refere à qualidade de vida e pode aproveitar uma vida mais ativa, animada e independente por mais tempo, precisando de cuidados constantes ainda mais tarde, ou às vezes nem precisando disso.
Por isso, idosos planejando viagens mais longas e distantes se tornou uma coisa ainda mais comum nos dias de hoje. Isso porque viajar é a única atividade em que você gasta dinheiro, mas fica mais rico. Viajar faz muito bem para a saúde mental e física e se você está na terceira idade ou tem algum parente próximo na terceira idade, provavelmente você ou ele(a) tem tempo de sobra para viajar.
Confira algumas dicas legais para organizar aquela viagem legal:
1- Bagagens inteligentes
Malas leves são mais indicadas para evitar problemas com a coluna, por exemplo. De preferência malas com extensor e com rodinhas.
2- Faça uma cópia do seu itinerário
Não esqueça de deixar aquela cópia do itinerário com seus familiares ou amigos, avisando endereços e telefones dos hotéis onde você vai se hospedar e locais que vai visitar.
3- Medicamentos
Prepare um kit de primeiros socorros, com remédios novos para uma série de problemas que podem ser prevenidos. Lembre-se também dos remédios de uso consecutivo e das fraldas geriátricas, caso você utilize estes produtos.
4- Cartão de Crédito
Peça a liberação de cartão de crédito para uso no exterior e de preferência já peça um aumento do limite dos cartões, para compras especiais. Lembre-se bem do IOF (taxa de compras no exterior) que você terá de pagar e geralmente não é um valor baixo.
5- Check-up com antecedênciaFaça um check-up completo com seu médico, conversando com ele sobre seus planos de viagem. Dessa forma, ele já vai verificar se suas vacinas estão em dia, pois determinados países exigem vacinas específicas.
6- Clima do destinoInforme-se com antecedência sobre o clima do país ou cidade que irá visitar para preparar a mala com as roupas realmente necessárias. Logicamente, é possível que você seja surpreendido, mas com planejamento as surpresas são menores e mais facilmente contornadas.
7- Sapatos em dia
Opte por sapatos mais confortáveis e dê preferência para os com solado antiderrapante para evitar tombos ou dores no pé que te impossibilitem de aproveitar devidamente a viagem.