5 dicas para escolher uma casa de repouso
Segundo informações do IBGE, a população acima de 60 anos no Brasil saltou de 10,7 milhões de pessoas em 1991 para 23 milhões até o final de 2015, o que corresponde a 12,5% da população nacional. Esse crescimento significativo da população idosa desencadeou no aparecimento de diversas casas de repouso para atender as necessidades especiais que esse público precisa. Mas a questão é: como saber se elas realmente dão o suporte necessário para o nosso ente querido?
Esse assunto é muito sério, e nós do Espaço Bem Estar sempre que possível iremos abordar o tema aqui no blog, buscando trazer um conteúdo informativo, bem simples de ser compreendido e aplicado.
Hoje apresentamos 5 atitudes para escolher a casa de repouso ideal:
1 Faça uma Lista:
Escreva uma lista de todas as opções que você tem em mãos. Pesar informações sobre o local é muito importante para você ter mais segurança na sua decisão. Utilize a internet e principalmente indicação de conhecidos para criar a lista.
2 Visite o Ambiente:
Não tome sua decisão apenas com base em conversas pelo telefone e sites, agende uma visita à casa que mais te agrada e conheça detalhadamente o ambiente.
3 Experiência Profissional:
Quando for visitar o local, procure informações sobre a experiência profissional dos cuidadores da casa de repouso para poder se certificar da qualidade do serviço.
4 Localização:
Procure por uma casa de repouso que se localize próxima à sua casa ou com uma localização estratégica para facilitar suas visitas e torná-las mais frequentes. A proximidade com a família e amigos faz toda diferença para qualidade de vida dos idosos.
5 Verifique a documentação:
Quando for visitar uma casa de repouso certifique-se de que a mesma está legalizada e de acordo com as normas exigidas pela VISA (Vigilância Sanitária).
Verifique se o local possui a seguinte documentação: Alvará Sanitário (VISA), Alvará de Funcionamento, Certificado do Conselho Municipal dos Idosos e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.